Instituto Novo Ser

Exemplos de inclusão

Conheçam alguns exemplos que demonstram que a Inclusão Social de pessoas com deficiência é possível, bastante apenas boa-vontade, conhecimento e ciência do fato de que a diversidade é a essência da vida!

Na educação

Stephanie Bueno com seus colegas de turmaStephanie Bueno – atriz e dançarina voluntária do Grupo Teatral Novo Ser em 2006 - cursa o ensino fundamental em escola regular, super feliz e adaptada ao convívio escolar.

Usuário do software MotrixProjeto Motrix

O MOTRIX é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto Motrix.

Thiago dos SantosThiago dos Santos – Realizou o sonho de ser escritor e lançou seu livro Esperança Sem Fim na Bienal do Rio de Janeiro 2007 com ajuda de ghost-writer e orientação pedagógica do ENS e agora escreve seus próprios textos e livros com o software Motrix. Acesse o Blog do Thiago!

Para saber mais sobre o seu livro Esperança Sem Fim clique aqui

Logotipo do Motrix

Equipe do programaProjeto Multiplicadores do Programa Motrix

Destinado aos profissionais da área da saúde, da educação e do trabalho com objetivo de torná-los aptos a repassar esse aprendizado às pessoas com imobilização física, total ou parcial, para que possam desenvolver todas as atividades comuns à informática, de forma autônoma e produtiva, contribuindo para seu ajustamento sócio-profissional.

Lígia FonsecaLígia Fonseca – ex-atleta de ginástica artística, tetraplégica e usuária de ventilação mecânica desde 2002, passou no vestibular no início de 2008 e agora é estudante de Marketing da Faculdade Metodista de São José dos Campos.

Para fazer seus trabalhos e pesquisas acadêmicos, ela utiliza o software microFênix, que possibilita o uso do computador por usuários com fala comprometida através de um simples som bucal ou aperto de tecla.

Clique aqui para conhecer o microFênix e baixá-lo

Projeto HabilitarProjeto Habilitar

O Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ lançou em março de 2003 o Projeto Habilitar. A iniciativa visou à inserção de deficientes motores e visuais no mercado de trabalho, através de um curso sobre Redes de Computadores, oferecido em parceria com a Cisco Systems Brasil.

Clique aqui e veja a reportagem sobre a formatura da primeira turma do Projeto Habilitar.

Na música

Ricardo Souza tocando gaitaBeto Miniz tocando violãoBeto Muniz (violão) e Ricardo Souza (gaita) pretendem formar uma banda. Quem se interessar faça contato com o Espaço Novo Ser.

Grupo teatral Novo Ser"A Arte favorecendo a Inclusão Social"

GRUPO TEATRAL NOVO SER

O Espaço Novo Ser oferece a dança e a música como mais uma ferramenta de reabilitação e inclusão social para as pessoas com lesão medular. Unir músicos, atores e dançarinos, pessoas sem deficiência física dançando com as que se movimentam com uma cadeira de rodas, mesclando as diferenças e as igualdades numa expressão de arte, onde o sentimento e a vontade de superação são os elementos determinantes..

No trabalho

Beto trabalhando no computadorBeto - oficial da Marinha Mercante, após a lesão medular foi aposentado e resolveu voltar às atividades profissionais prestando concurso público para o Fórum do Rio de Janeiro.

No transporte

Cadeirante entrando em seu carro (2)Cadeirante entrando em seu carro (1)As pessoas que possuem transporte próprio têm sua locomoção garantida. Aqueles que dependem de transporte coletivo adaptado, ficam privados de exercerem o direito de ir e vir. Precisamos lutar pelo aumento da quantidade de transporte público adaptado!

No esporte

Equipe de nataçãoNatação Para-Desportiva Adaptada

Clique aqui e saiba mais sobre esse projeto do Fluminense.

Stephanie e o Professor de handebol, Marcelo SilvaStephanie e o Professor de handebol, Marcelo Silva, em 2007.

Stephanie e o Professor de handebol, Marcelo SilvaFábio Fernandes é deficiente físico, e mesmo com todas as dificuldades ele é cheio de vida e planos para seu futuro... Se você é deficiente, nunca desista de seus sonhos... Eles podem estar mais perto do que imaginam e só você poderá torna-los realidade, é claro que dependemos de outras pessoas para isso, mas é nestas horas que se revelam seus melhores amigos, mas essa iniciativa tem que vir de você.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Revivendo Sobre Rodas.

Veja o vídeo da reportagem que mostra o salto duplo espetacular de pára-quedas de Fábio Fernandes.