Instituto Novo Ser

Projetos

Superação

SuperAção Rio

Novo Ser Power Soccer

Novo Ser Power Soccer

Praia para Todos

Praia Para Todos

Curso Motrix

Cursos Motrix de Acessibilidade Digital

Pesca adaptada

Torneio anual de Pesca Adaptada - Clube Barracuda

SUPERAÇÃO RIO 2011

Pelo quarto ano consecutivo, em uma parceria de sucesso entre Instituição Novo Ser e Movimento Superação, respaldado pelo apoio de alguns setores da sociedade, dentre eles a Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Rio de Janeiro - FEBIEX, Federação das Instituições Beneficentes - FIB e o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA, em decorrência do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21 de setembro se deu em pleno Coração Financeiro do Rio de Janeiro a 4ª edição da Passeata Superação Rio, tradicional evento em prol do movimento socioinclusivo.

A 4a edição do Superação Rio transcorreu em perfeita ordem, sem qualquer incidente. Contando no início com a participação e apoio do ‘carro de som’ da CUP - que coincidentemente lá estava promovendo um manifesto em prol dos petroleiros - para entoar (como de praxe) o Hino Nacional na voz marcante de Ainda Guerreiro, acompanhada pelo seu marido e fiel escudeiro Jorge Guerreiro no violão em plena Candelária. Em seguida, Gabrielzinho do Irajá, ‘a capela’, deu o seu recado, interpretando uma linda canção, convocando a galera presente para caminhar rumo à Cinelândia.

Conforme programação, adentramos a Av. Rio Branco com total segurança, com o apoio do pessoal da CET Rio, da Policia Militar e de ambulâncias da Unimed-Rio, ocupando a faixa da esquerda da Avenida, sem causar qualquer impedimento ao trânsito, estando o ‘carro de som’ da passeata aberto para as colocações e intervenções das lideranças do movimento, tendo à frente o Mestre de Cerimônia Pablo Leal, culminando numa chegada calorosa com ‘palavras de ordem’ e manifestações de carinho e unidade, provida pelas as pessoas que já estavam na Cinelândia a nossa espera.

Aproximadamente 800 pessoas atravessaram o Centro do Rio de maneira animada, fazendo um apitaço, reivindicando o direito de ir (estar) e vir de maneira plena, juntando-se aos poucos mais de 300 pessoas que estavam a nos esperar para as Apresentações Artísticas promovidas pelas instituições parceiras que atuam com o segmento.

Mantendo o lema “Pelo Respeito à Diversidade”, a passeata SUPERAÇÃO RIO 2011 metodologicamente se diferenciou das edições anteriores (realizadas em Copacabana) apenas na mudança do cenário, optando por uma das principais avenidas no Centro do Rio de Janeiro. Um percurso sabidamente ainda inacessível, sendo em particular no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, com objetivo de enfatizar junto aos setores da sociedade a importância de se respeitar o direito de todas as pessoas, independentemente de cor da pele, gênero, idade, ideologia política ou religiosa, orientação sexual ou cultural, condição física, intelectual, sensorial ou social, de posse de uma Carta Manifesto para ser entregue aos setores e órgãos de governos, bem como aos Conselhos e Comissões de Defesa de Direitos, tendo como meta o cumprimento de 12 reivindicações elencadas no documento.

Mantendo o foco, a passeata procura conscientizar a população em geral, quanto às reais (e ultrapassadas) condições da arquitetura urbana, no Centro do Rio - precárias!!!

O evento em si, pode comprovar o que há anos se vem denunciando quanto à falta de acessibilidade urbana e nas edificações públicas e privadas de uma cidade que se intitula ‘Olímpica’.

Usuários de cadeira de rodas utilizaram as estações do Metrô Rio conduzidos por escadas rolantes e sendo carregados em escadas em estações como Estácio, Uruguaiana, Cinelândia, sempre com as rotineiras desculpas. Calçadas sem qualquer condição para um cadeirante ou um cego se deslocar, com independência e autonomia, gerando contratempos, constrangimentos e acidentes. Até quando?

Avaliando o evento como um todo - por se tratar de uma estratégia um tanto quanto ousada - realizado pela primeira vez em uma quarta-feira no Centro do Rio, a convocar, sobretudo, pessoas com deficiências para caminhar em plena Av. Rio Branco, diante de alguns temores, quanto à própria acessibilidade pública, pouca grana, expectativa de público em um dia quente de intenso calor, em meio a belas apresentações artísticas, a manifestação se deu, com uma certa repercussão na mídia.

Na nossa avaliação o segmento está de parabéns. Mostrou a cara, manifestou seus desejos e anseios tendo em punho uma Carta Manifesto em prol da garantia de direitos na consolidação de uma sociedade mais digna e inclusiva.

Ficando aqui os nossos sinceros agradecimentos às instituições e parceiros: Associação Pró-vita - Transplante de Medula Óssea, Laudotran - Inspeção Veicular, Radix - Engenharia e Software, FEBIEX - Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Rio de Janeiro, FIB - Federação das Instituições Beneficentes, Comissão de defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB - Rio, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Worm - MKT Guerrilha, Unimed - Rio e aos queridos voluntários, ao Movimento Superação e ao público em geral que colaboraram para por o SUPERAÇÃO RIO 2011 em pleno Centro do Rio.

A hora agora é de dar sequência, tendo como base reivindicações elencadas na Carta Manifesto. Até a próxima!

 

Vídeos:

Mover-me

Repórter Rio - TV Brasil

Programa Especial - Passeata Movimento Superação

Efficient

 

Carta de manifesto

+ Clique aqui

 

Outros links:

http://sentidos.com.br/canais/materia.asp?codpag=13712&cod_canal=2

http://tvbrasil.org.br/novidades/?p=35962

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/09/15/passeata-da-superacao-e-realizada-pela-primeira-vez-no-centro-do-rio/?from_rss=rio

http://www.proac.uff.br/sensibiliza/passeata-supera%C3%A7%C3%A3o-rio-2011-ser%C3%A1-no-dia-21

http://theefficient.com.br/profiles/blogs/passeata-superacao-rio-2011-em-celebracao-ao-dia-nacional-de-luta

http://paraolimpicos.wordpress.com/2011/09/15/passeata-superacao-sera-realizada-no-rj-no-dia-21/

http://apaerj.org.br/noticia.phtml/39544/MOVIMENTO+SUPERACAO+.html

http://tetraplegiacomorgulho.blogspot.com/2011/09/chamada-para-passeata-superacao-rio.html

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5363402-EI8139,00-vc+reporter+deficientes+fisicos+participam+de+movimento+no+RJ.html

http://rioquadrugbyclube.blogspot.com/2011/09/superacao-rio-2011.html

http://www.izp.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/programa-especial-apresenta-cobertura-da-passeata-superacao-rio-2011

http://duquedecaxias.blog.com/2011/09/movimento-superacao/

 

Voltar para Projetos