Instituto Novo Ser
My video

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Por Nathalia Amarante

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 [que estão acontecendo em 2021 por conta da pandemia de COVID-19] começaram! Os jogos acontecerão entre dia 24 de agosto de 2021 e 05 de setembro de 2021.

A cerimônia de abertura foi realizada no Estádio Nacional do Japão, sem público presente, e contou com delegações reduzidas. Essa está sendo a primeira vez que os jogos paralímpicos estão acontecendo nas mesmas arenas dos eventos olímpicos.

O espetáculo de abertura dos jogos contou com bailarinos e artistas com deficiência, teve como tema “Ventos de Mudança” e abordou as inúmeras possibilidades de alçar voos que as pessoas com deficiência podem ter.

O Presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, falou na cerimonia de abertura sobre o evento ser uma plataforma para mudança e destacou que “a diferença é uma forca e não uma fraqueza”.

As Paralímpiadas de Tóquio contam com 4,3 mil atletas de 165 países. São 290 brasileiros que buscam colocar o país entre os 10 primeiros no quadro geral de medalhas.

A comitiva que representaria o Afeganistão não pode comparecer aos Jogos em razão do bloqueio de voos pelo Talibã. O país está vivendo um momento de conflitos internos mas não deixou de ser representado pela sua bandeira que foi carregada por um voluntário no evento de abertura, como homenagem de solidariedade ao país.

No primeiro dia de evento, já temos medalhas brasileiras:
● Gabriel Araújo foi o primeiro brasileiro a subir no pódio. O nadador conquistou a medalha de prata nos 100m costas (S2), com tempo de 2m02s47;
● Daniel Bandeira ganhou medalha de ouro na final dos 100m borboleta (S14). Com tempo de 54s76, ele também quebrou o recorde paraolímpico;
● Daniel Dias conquistou o bronze nos 200m livre (S5) e venceu a sua 25ª medalha em Paralimpíadas;
● Phelipe Rodrigues terminou na 3ª colocação dos 50m livre (S10). Ele completou a prova em 23s50.