Instituto Novo Ser
My video

Quem Somos

O Instituto Novo Ser é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a busca pelo respeito e a valorização da cidadania das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com o intuito de promover os seus direitos, a equalização das oportunidades e a superação dos obstáculos sociais predominantes ao processo de inclusão.

Entendemos que é de grande importância a desconstrução da ideia e da imagem de passividade que o senso comum atribui à pessoa com deficiência. As ações inclusivas têm como objetivo contribuir para que a pessoa com deficiência seja participativa, potencializando aptidões, ampliando seu campo de oportunidades e colocando-a em igualdade de condições no exercício da cidadania.

É fundamental, portanto, reconhecer a ideia de que as pessoas com deficiência apresentam limitações de ordem física, sensorial ou intelectual mas não em sua capacidade, talento e personalidade, os quais devem ser valorizados. Para isso, a sociedade precisa respeitar e atender seus anseios e demandas. A intenção é, pois, contribuir com a produção de mudanças capazes de transformar a ótica predominante sobre a deficiência.

Surgiu em setembro do ano de 2002 a partir de uma mãe (Nena Gonzalez) com anseios para readaptar seu filho com lesão medular ao meio social, educacional e profissional, e de uma fisioterapeuta (Dra. Sheyla Mattos) desejosa de proporcionar os meios e técnicas de reabilitação para atingir esses objetivos.

Esse encontro inesperado tinha intenções de produzir mudanças capazes de transformar a ótica que se tem da deficiência. Seria um sonho? Não, a vida nos mostrou que a realidade no dia a dia de uma pessoa com deficiência poderia ser melhorada, se o tratamento tivesse um enfoque diferente, centrado na valorização da pessoa com deficiência enquanto ser humano, e no enfrentamento dos desafios com dignidade e confiança. Nesse momento, nossa união se fortaleceu dando origem a um ESPAÇO com alternativas para que a pessoa com deficiência se realizasse no meio social, familiar e educacional, simbolizando uma nova frente pela valorização de sua cidadania com amor e respeito às diferenças.

Presidente: Maria do Carmo Gonzalez Iglesias

Vice-presidente Administrativo: Ismael Maria Fernandes

Vice-presidente Financeiro: Ricardo Prates Barros

Obs. Os dirigentes do instituto novo ser não são remunerados com verbas publicas

Troféu Beija-flor 2008

Voluntário do Ano (Ricardo Gonzalez)
ONG Rio Voluntário

Concurso Jornalismo Universitário 2010

Melhor Documentário (PRAIA PARA TODOS)
CNN

Prêmio Sentidos 2011

1º lugar Categoria Terceiro Setor
Revista Sentidos

Prêmio Lions Humanitário

2013 (Nena Gonzalez)
Lions Clube Rio de Janeiro

Prêmio de Responsabilidade Social Carvalho Hosken

2013
Carvalho Hosken

Medalha de Mérito Pedro Ernesto

2013 (Nena Gonzalez)
Câmara Municipal do Rio de Janeiro