Instituto Novo Ser
My video

Laboratório Mão na Roda

No período entre 2015 a 2019 o Instituto Novo Ser foi convidado a realizar o laboratório "Mão na Roda", no projeto social da Escola SESC de Ensino Médio.

A Escola Sesc de Ensino Médio, localizada em Jacarepaguá (RJ) é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. São quase 500 estudantes que moram nas vilas residenciais junto com professores, funcionários e gestores. As turmas tinham em média vinte estudantes, com idades entre 13 e 18 anos.

O laboratório teve como objetivo disseminar os conceitos de inclusão e respeito às diferenças com abordagens teóricos e práticos, envolvendo assuntos como direitos das pessoas com deficiência, história dos movimentos de luta, inclusão laboral, acessibilidade, lazer acessível, esportes adaptados, dentre outros.

 

Ao longo deste período tivemos sete turmas e mais de cem alunos de diversos estados do Brasil. Eles, ao longo das aulas, tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da diversidade e inclusão, através de conversas, experimentações, pesquisas e saídas de campo. Além disso, o laboratório proporcionou a troca de experiências entre alunos e convidados que possuíam conhecimento em diferentes áreas relacionadas ao tema central do mesmo. Também foram realizados trabalhos de campo que consistiam no mapeamento da acessibilidade do campus da Escola Sesc de Ensino Médio, visando conhecer na prática a importância da acessibilidade também no ambiente educacional e incentivá-los na construção de uma personalidade mais crítica e altruísta, entendendo que a acessibilidade não dever ser restrita a alguns, mas que é um direito de todos.

Foi gratificante ouvir relatos dos alunos que fizeram o laboratório conosco e saber que pudemos contribuir, ainda que de forma mínima, na construção de pessoas, cidadãos e profissionais mais humanos, competentes e livre de preconceitos.