XULIA
Programa de Reconhecimento de Voz
XULIA (Xestión Unificada de Lenguaxe con Intelixencia Artificial - Gestão Unificada de Linguagem com Inteligência Artificial) foi desenvolvido especialmente para pessoas tetraplégicas terem controle avançado do computador através de comandos por voz. Este programa substitui integralmente o uso do teclado e do mouse em computadores e dispositivos com ambiente Windows.
A nova versão do software já pode ser usado inteiramente no idioma português. XULIA foi construído com base em sua utilização por pessoas tetraplégicas, já tem incorporado centenas de comandos e possui o diferencial de permitir ao usuário configurar e criar seus próprios comandos.
O programa foi criado em 2017 na Espanha por Antônio Losada González (Universidade de Vigo) e teve, no Brasil, colaboração do Instituto Novo Ser. Uma das inspirações para sua criação foi o programa Motrix, desenvolvido em 2001 pelo professor José Antônio Borges (Universidade Federal do Rio de Janeiro). XULIA está sendo distribuído gratuitamente no país pelo Instituto.
Suporte do programa
O Instituto Novo Ser oferece suporte e treinamento básico gratuitos a pessoas com deficiência que estiverem interessados em utilizar o programa. O suporte é realizado online ou na sede da instituição com hora marcada.
Para ter acesso ao suporte online inscreva-se no grupo do telegram do XULIA:
Caso ainda não use o app, pode baixá-lo clicando em algum dos links abaixo, de acordo com o sistema operacional do seu telefone, e em seguida clicar no link acima.
- ANDROID: https://bityli.com/Mse9q
- IOS: https://bityli.com/v9ad8
Em caso de dúvidas, entre contato conosco pelo telefone (21) 3904-2614 ou pelo e-mail novoser@novoser.org.br.
Características do programa
O programa utiliza tecnologia de reconhecimento de voz da Microsoft para reconhecimento dos comandos. A versão atual do XULIA já suporta o idioma português. O ditado de voz (utilizado para escrever palavras e textos) utiliza tecnologia Google e pode ser feito em qualquer idioma, inclusive o português. É capaz de reconhecer mais de 140 comandos, que permitem executar aplicações, manusear o mouse, simular cliques e funcionalidades do teclado. Ele também possibilita que o usuário o configure de maneira personalizada, criando direcionamentos próprios, além de permitir a utilização do mouse conforme o movimento da cabeça.
O XULIA é o primeiro programa de acessibilidade virtual gratuito que compreende português em fala corrente. Para isso, foi utilizado aplicações javascript API de reconhecimento de voz do Google Chrome, que tornou possível a inserção de textos ditados em português, e em outros idiomas. A captação dos comandos é feita através da tecnologia Microsoft.
No modo de ditado contínuo é necessário estar conectado à internet pois o reconhecimento da fala é feito remotamente pelos servidores Google. O desempenho do ditado é excelente e pode ser usado também por pessoas sem limitações físicas.
Pré-requisitos
- Sistema operacional Windows 8 ou 10 (recomendado)
- Navegador Google Chrome instalado
Download do Programa
Formulário para Download
Preencha o formulário abaixo, ao clicar no botão para enviar, irá abrir uma nova janela no seu navegador para fazer o download do programa. Aproveite!.
NOTÍCIAS SOBRE XULIA
Lançamento da nova versão do XULIA na Arena de Games no Rock in Rio 2019
TV Globo
05 de outubro de 2019
Série Tecnologia: a inteligência artificial e a inclusão digital
Repórter Brasil
No AR em 20/09/2019 - 20:15
Conheça o Xulia, um software para tetraplégicos utilizarem computador por comando de voz
Programa Especial
24/08/2019
Programa faz tetraplégicos ganharem agilidade ao utilizarem o computador
LUÍS COSTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO
19/10/2017
NOTÍCIAS SOBRE XULIA
Série Tecnologia: a inteligência artificial e a inclusão digital
Repórter Brasil
No AR em 20/09/2019 - 20:15
Conheça o Xulia, um software para tetraplégicos utilizarem computador por comando de voz
Programa Especial
24/08/2019
Programa faz tetraplégicos ganharem agilidade ao utilizarem o computador
LUÍS COSTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO
19/10/2017