XULIA
Programa de Reconhecimento de Voz
XULIA (Xestión Unificada de Lenguaxe con Intelixencia Artificial - Gestão Unificada de Linguagem com Inteligência Artificial) foi desenvolvido especialmente para pessoas tetraplégicas terem controle avançado do computador através de comandos por voz. Este programa substitui integralmente o uso do teclado e do mouse em computadores e dispositivos com ambiente Windows.
A nova versão do software já pode ser usado inteiramente no idioma português. XULIA foi construído com base em sua utilização por pessoas tetraplégicas, já tem incorporado centenas de comandos e possui o diferencial de permitir ao usuário configurar e criar seus próprios comandos.
O programa foi criado em 2017 na Espanha por Antônio Losada González (Universidade de Vigo) e teve, no Brasil, colaboração do Instituto Novo Ser. Uma das inspirações para sua criação foi o programa Motrix, desenvolvido em 2001 pelo professor José Antônio Borges (Universidade Federal do Rio de Janeiro). XULIA está sendo distribuído gratuitamente no país pelo Instituto.
Suporte do programa
O Instituto Novo Ser oferece suporte e treinamento básico gratuitos a pessoas com deficiência que estiverem interessados em utilizar o programa. O suporte é realizado online ou na sede da instituição com hora marcada.
Para ter acesso ao suporte online inscreva-se no grupo do telegram do XULIA:
Caso ainda não use o app, pode baixá-lo clicando em algum dos links abaixo, de acordo com o sistema operacional do seu telefone, e em seguida clicar no link acima.
- ANDROID: https://bityli.com/Mse9q
- IOS: https://bityli.com/v9ad8
Em caso de dúvidas, entre contato conosco pelo telefone (21) 3904-2614 ou pelo e-mail novoser@novoser.org.br.
Características do programa
O programa utiliza tecnologia de reconhecimento de voz da Microsoft para reconhecimento dos comandos. A versão atual do XULIA já suporta o idioma português. O ditado de voz (utilizado para escrever palavras e textos) utiliza tecnologia Google e pode ser feito em qualquer idioma, inclusive o português. É capaz de reconhecer mais de 140 comandos, que permitem executar aplicações, manusear o mouse, simular cliques e funcionalidades do teclado. Ele também possibilita que o usuário o configure de maneira personalizada, criando direcionamentos próprios, além de permitir a utilização do mouse conforme o movimento da cabeça.
O XULIA é o primeiro programa de acessibilidade virtual gratuito que compreende português em fala corrente. Para isso, foi utilizado aplicações javascript API de reconhecimento de voz do Google Chrome, que tornou possível a inserção de textos ditados em português, e em outros idiomas. A captação dos comandos é feita através da tecnologia Microsoft.
No modo de ditado contínuo é necessário estar conectado à internet pois o reconhecimento da fala é feito remotamente pelos servidores Google. O desempenho do ditado é excelente e pode ser usado também por pessoas sem limitações físicas.
Pré-requisitos
- Sistema operacional Windows 8 ou 10 (recomendado)
- Navegador Google Chrome instalado
Download do Programa
Formulário para Download
Preencha o formulário abaixo, ao clicar no botão para enviar, irá abrir uma nova janela no seu navegador para fazer o download do programa. Aproveite!.
Antonio Losada González (criador do programa - Universidade de Vigo)
Programa XULIA / Versão em Português
NOTÍCIAS SOBRE XULIA
Lançamento da nova versão do XULIA na Arena de Games no Rock in Rio 2019
TV Globo
05 de outubro de 2019
Série Tecnologia: a inteligência artificial e a inclusão digital
Repórter Brasil
No AR em 20/09/2019 - 20:15
Conheça o Xulia, um software para tetraplégicos utilizarem computador por comando de voz
Programa Especial
24/08/2019
Programa faz tetraplégicos ganharem agilidade ao utilizarem o computador
LUÍS COSTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO
19/10/2017
NOTÍCIAS SOBRE XULIA
Série Tecnologia: a inteligência artificial e a inclusão digital
Repórter Brasil
No AR em 20/09/2019 - 20:15
Conheça o Xulia, um software para tetraplégicos utilizarem computador por comando de voz
Programa Especial
24/08/2019
Programa faz tetraplégicos ganharem agilidade ao utilizarem o computador
LUÍS COSTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO
19/10/2017