Instituto Novo Ser
My video

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 – Especificidades das modalidades

Por Nathalia Amarante

Começaram as competições paralímpicas. São 22 esportes compondo o evento. Cada esporte vai competir em um período específico.

O ATLETISMO tem provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos. As deficiências autorizadas para a modalidade são: física, visual e intelectual. Os atletas são divididos de acordo com a funcionalidade na prática esportiva. Disputa entre 27/08 e 05/09.

O BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS fez parte de todas as edições dos Jogos Paralímpicos e começou a ser praticado no final da Segunda Guerra Mundial pelos ex-soldados americanos. O esporte é praticado por homens e mulheres e tem regras próprias, a exemplo da obrigatoriedade de quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques na cadeira de rodas. As dimensões da quadra e a altura da cesta seguem o padrão do basquete olímpico. Os jogos acontecem em quatro quartos de 10 minuto cada. Disputa entre 25/08 e 05/09.

O FUTEBOL DE 5 é exclusivo para atletas cegos ou com deficiência visual. Os atletas disputam a partida vendados e se guiam pelo guizo da bola e por um guia que sinaliza com som aonde fica o gol adversário. Os times são formados por cinco jogadores [um goleiro e quatro na linha]. O goleiro deve ter visão total [e não pode ter participado de competições oficiais da FIFA nos últimos cinco anos]. Disputa entre 29/08 e 04/09.

O GOALBALL é a única modalidade entre as vinte e duas que integram a Paralimpíada de Tóquio que não é uma adaptação de um esporte olímpico. O esporte é praticado por cegos e pessoas com deficiência visual. Com três de cada lado, os atletas lançam uma bola com guizo para tentar marcar um gol na baliza do adversário, que tem 9m x 1,30m. A jogada deve ser rasteira ou tocar o solo pelo menos uma vez, em áreas obrigatórias, justamente para o guizo ser escutado. O jogo é disputado em dois tempos de 12 minutos, mas pode ser encerrado antes se uma das equipes chegar a dez gols de diferença no placar. Disputa entre 25/08 e 03/09.

A NATAÇÃO está presente desde a primeira edição oficial dos Jogos e é praticada por atletas com deficiências físicas, visuais ou intelectuais. Os nadadores são divididos por categorias, de acordo com o grau da deficiência. São disputadas provas de 50m, 100m, 200m e 400m livre; 50m e 100m borboleta; 50m peito; 50m e 100m costas; 150m e 200m medley; revezamentos. Disputa entre 25/08 e 03/09.