My video

XULIA - Programa de Reconhecimento de Voz

O programa XULIA (Xestión Unificada de Lenguaxe con Intelixencia Artificial - Gestão Unificada de Linguagem com Inteligência Artificial) foi desenvolvido especialmente para pessoas tetraplégicas terem controle avançado do computador através de comandos por voz. Este programa substitui integralmente o uso do teclado e do mouse em computadores e dispositivos com ambiente Windows.

Possui o diferencial de permitir ao usuário configurar e criar seus próprios comandos e atualmente é o único programa gratuito que possui ditado continuo em português, utilizando para isso tecnologia Google. XULIA foi construído com base em sua utilização por pessoas tetraplégicas e atualmente já tem incorporado centenas de comandos.

O programa foi criado em 2015 na Espanha por Antônio Losada González e teve, no Brasil, colaboração de seu primo brasileiro Ricardo Gonzalez. XULIA está sendo lançado e distribuído gratuitamente no país pelo Instituto Novo Ser.

Download

Assessoria para Inclusão Digital

O Instituto Novo Ser oferece um serviço gratuito de assessoria para inclusão digital de pessoas que possuem limitações físicas e sensoriais.

A assessoria é voltada para pessoas que apresentam limitações físicas e/ou visuais que impedem a utilização convencional de computadores. São utilizados recursos assistivos como software de reconhecimento de voz, aplicativos de acessibilidade, órteses e adaptações dependendo da necessidade do usuário. O objetivo é dotar o usuário com os recursos necessários para que tenha independência na utilização de computadores.

O serviço é realizado na sede da instituição e com hora marcada. Em caso de interesse, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3904-2614 ou pelo e-mail novoser@novoser.org.br.